sexta-feira, 11 de abril de 2014

O que eu penso sobre o mundo blogueiro?

Dê um tempo pra cá esteve acontecendo muita picuinha na internet principalmente no face, sobre algumas blogueiras famosas. E quero deixar registrado por aqui, como me sinto e penso em relação ao mundo blogueiro e o porque que acabei deixando de lado alguns blogs bacanas de pessoas que admiro.
O mundo blogueiro está crescendo muito, e tenho visto muita gente querendo ter a vida que alguns blogueiros possuem. Eu sei que eles conquistaram, trabalharam e se empenharam muito pra ter popularidade na internet. Eu particularmente considero blogueiro como uma profissão. Mas não me vejo vivendo disso, até porque pra mim o blog é e sempre será um tipo de hobby/paixão.

Eu não o divulgo. Já divulguei, mas hoje não divulgo mais. As vezes gosto de avisar no twitter quando tem post novo,  apenas isso. Gosto que as pessoas encontrem o Pensei com meus botões procurando por algum assunto em comum e não por insistência ou por troca de favores. "Oi, adorei seu blog. Me segue?" "Me segue que eu te sigo de volta". Nem gosto muito de espalhar por ai, para que o meu blog não seja alvo de pessoas desocupadas que se alimentam da vida alheia. Vocês devem achar que estou fazendo muito drama, talvez esteja. Mas aqui em cidade pequena os blogs são visto de uma forma diferente.
Eu não tenho objetivos com o blog. Não espero ficar famosa e nem ganhar dinheiro através dele. Gosto do meu espaço assim, bem pessoal, despretensioso... Quero escrever apenas quando me sentir inspirada. Sem ser aquela coisa forçada. Gosto de saber que quem segue e comenta o faz por livre e espontânea vontade.
A maioria dos blogs que acompanho são pequenos, aqueles bem diário/pessoal, com poucos leitores, com conteúdos que você se identifica. E que não demoram um século pra abrir de tão pesado de fotos, de sorteios e muita publicidade.
Hoje alguns blogs que acompanhava quando estavam no começo e não tinha tanta fama, perderam a sua essência. Colocaram colaboradores, patrocinadores e os posts se tornaram tão vagos. Prezo muito algumas exceções que não se deixaram levar, mesmo com alguns posts patrocinados aqui ou ali, fizeram a escolha de não se vender e preservaram a sua essência.
Não sou contra blogs que fazem posts patrocinados, e nem os que fazem sorteios, até porque adoro participar. Mas sou contra o exagero e excesso disso. Pois pra mim o blog foi criado pra conhecer pessoas, compartilhar pensamentos, experiências e desejos. Além de conhecer outras opiniões.


 Com Amor (tanto quanto amo 
esse mundinho ♥), Alana Prado!

9 comentários:

  1. Eu concordo com você na maioria das coisas.
    As vezes penso como seria bom poder trabalhar com o blog.
    Mas não consigo imaginar isso na vinha vida de fato.
    Também não sou muito de divulgar e prefiro que as pessoas cheguem nele porque tem algo em comum e mesmo interesses que eu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou com você, Alana! Eu já tive época em que eu queria ficar "pop" na blogosfera, publicando apenas o que eu queria, sendo eu mesma, compartilhando as minhas experiências -- mas isso não interessa pra maioria, haha. Agora eu entendi o que ter um blog significa pra mim e do que eu gosto nos outros blogs: essa coisa bem pessoal, de saber que quem tá do outro lado comentando comenta porque se identificou de alguma forma. Por isso que eu gosto daqui ♥

    Bjim!

    ResponderExcluir
  3. Também não abro mão do meu estilo de postagem, e de postar só o que se identifica comigo. Considero meu blog a minha segunda casa, ele é o meu eu escrito nele, tendo uma, dez, ou mil pessoas me lendo. Eu criei o blog porque, primeiro, estava com o coração quebrado, e segundo, amava escrever. Posto nele porque ainda gosto de escrever, e foi ele quem consertou meu coração. Não troco meu espaço por nenhum blog famosinho da rede.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo!! A blogosfera hoje se tornou algo idiota, muitas procuram só dinheiro e nem sabem qual a essência de blogar..

    ResponderExcluir
  5. Eu também não tenho objetivo de ficar rico e famoso com meu blog. Assim como você não o divulgo, não falo dele para quem conheço, nada disso. Escrevo coisas bobas de vez em quando e posto. Apenas isso. Sem pressão de visitas, relacionamentos, trocas de links, publicidade, nada. E claro, absolutamente nada contra que segue o caminho oposto. Cada um com sua visão. Eu continuarei no meu caminho, escrevendo pouco, e lendo blogs interessantes que encontro pelo caminho, assim como o seu. Abraço.
    -Distante do Sol-

    ResponderExcluir
  6. Alana, adorei seu texto, eu sou nova nessa onda de blog e criei pra aliviar um pouco a tenção dessa vida e vejo que ajuda, vejo como fica forçado essa questão de divulgar e que o bom mesmo é quando a pessoa realmente se interessa pelo que você postou. Tem as alternativas de postagens comuns que eu ainda não fiz mas acho bacana. Ficar famoso é consequência, fruto de muito trabalho e talento, mas o importante é estar bem consigo mesmo. Saudade de vocês <3

    ResponderExcluir
  7. Oie.
    Concordo em grande parte, acho mesmo que os blogs andam de popularizando demais, virando modinha e deixando de ser aquilo que foram projetados para ser, um blog virtual.
    Também deixei de ir em muitos blogs por aí pq a identificação acabou.
    Uma coisa que prezo muito é a ida e vinda, os comentários, a real leitura do post. Nunca deixei de responder um comentário sequer e nem sempre a recíproca foi verdadeira.
    Olhando pelo lado bom, pelas minhas andanças na internet, estou, aos poucos, encontrando pessoas que pensam dessa maneira, que agem diferente... talvez isso esteja para mudar.

    Muitas vezes pensei em fazer um post sobre isso, mas sempre larguei de mão a ideia pensando "Será que eu tomaria essas dores sozinha ?", mas tu fez essa chama acender novamente.

    Bjooos
    http://www.azul-calcinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Alana, seu texto foi curto e claro. Eu também não quero ficar famosa e tals, quero poder ajeitar meu blog pra me sentir feliz. Eu ainda divulgo em grupos no facebook, mas parece em vão. Pessoas só te seguem se você retribui aquilo. Povo chegou a divulga o blog até na fan page do meu blog. (puta sacanagem) Tô deixando aos poucos de fazer tanta divulgação e ficar postando para mim e para alguns leitores fiéis, isso é triste mas é a realidade. Bjão eparabéns pelo post.

    ResponderExcluir

 
© Alana Prado. Tecnologia do Blogger.