quarta-feira, 30 de abril de 2014

Um novo jeito de olhar...


Depois que a gente passa a fazer Arquitetura a nossa visão e os pensamentos mudam completamente. Passamos a observar, admirar e a pensar sobre coisas que nem sequer imaginávamos antes. No passado em meu costumeiro dia-a-dia, ao passar por uma rua qualquer, observava o fluxo das pessoas e automóveis. O cachorros latindo na vizinhança. Quais ali eram as residências mais bonitas... As vezes nem se quer observava, muita coisa ali passava de despercebido. Mas hoje, além de observar o que via antes, passei a admirar os jardins, os tipos de plantas, calçadas, as janelas, portas, os portões, a pintura, a forma do telhado, os tipos de materiais, os acabamentos...e é impossível de evitar. Depois que os olhos e a mente se abrem, é difícil voltar àquilo que antes era de costume.
Certa vez li uma metáfora, que assim que ingressamos no curso, os estudantes de arquitetura adquirem um "óculos". E com esses óculos a nossa visão aumenta. A gente passa a ver arquitetura em tudo. Sempre com um olhar curioso, atento aos detalhes.
Semana passada terminei de ler "Orgulho e Preconceito" e como me apaixonei pela história e também pela escrita da Jane Austen. Totalmente impulsiva ao desejo de assistir o filme também, e ver o Mr. Darcy e Lizzy. No dia seguinte baixei e assisti.
E foi exatamente o filme, que me levou a escrever sobre esse tema hoje no projeto Arquiternura. Percebi que até mesmo ao assistir um filme para descansar e sair dessa rotina cansativa de estudante de arquitetura, não tiramos esse "óculos", ele esta sempre presente. Em todo percurso do filme, foi quase impossível não ter notado e admirado algum móvel antigo, alguma escultura, pintura ou algum artigo de decoração no cenário ao fundo, e a arquitetura e paisagem do local. Cada detalhe arquitetônico, fez eu amar ainda mais o filme.

A residência que eu mais gostei foi a da família principal os Bennets. Uma casa cercada de lagos e árvores. E apesar de ela parecer um pouco com uma casa mal assombrada, quando se adentra nela é impossível não se apaixonar. As paredes são azuis com molduras brancas. Os livros espalhados, as cores suaves e os móveis vintages passam uma atmosfera bem romântica. O que mais me encantou foi a disposição dos móveis, tão espontâneo. Transmitindo uma liberdade e sensação de desordem organizada.


Não posso deixar de falar também sobre a residência do Mr. Darcy. Essa não se compara em tamanha luxuosidade e exuberância. Sua escala é enorme e tão rica de detalhes e ornamentos. E a paisagem local é de soltar suspiros.
No interior as paredes são sempre brancas com muitos detalhes dourados, e com algum toque aqui ou ali em vermelho. A decoração é cheia de esculturas, pinturas e móveis franceses. E as cenas que se passaram ali foram tão intensas e deram um enfoque tão grande para sua grandiosidade, que você acaba ficando submersa nessa atmosfera graciosa.
Bem, chegamos ao fim. E esse foi mais um post do Arquiternura sobre esse novo olhar crítico. Pra quem ainda não assistiu o filme "Orgulho e Preconceito" indico com todo meu coração então a assistir. Uma dica: assista legendado, a dublagem modifica muitas falas, tirando um pouco da magia e romance.

Não deixem de conferir os posts das outras meninas blogueiras e futuras arquitetas:
Alice ♥ Gi ♥ Pâm ♥ Thu

Com Amor (tanto quanto amei
Orgulho e Preconceito), Alana Prado!

9 comentários:

  1. Amei, e super admiro o projeto de vocês!! Comecei a acompanhar esses dias, e estou cada vez mais encantada pela arquitetura, vou começar a fazer em breve e não vejo a hora de começar...
    Parabéns pela iniciativa que vocês tiveram, to amando isso aqui ♥
    Beijos http://agoradezoito.blogspot.com.br/








    ResponderExcluir
  2. Que legal. Seu olhar captou muita coisa bonita.
    Como sou publicitária e fotógrafa, também sou muito crítica e observadora :)
    Adoro! Em cada lugar que se olha, da para se encontrar algo único :)

    http://www.vivendo-sentimentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Alana me identifiquei TANTO com esse post! No dia mesmo que ele foi ao ar, eu estava conversando com o Giulli e ele falou várias vezes: "amor, me desculpe, a gente tá no feriado mas eu não paro de falar de arquitetura! Que doença isso!" Não adianta, depois que a gente coloca esses óculos, não consegue tirar mais. Ficamos até meio chatos as vezes, de ficar avaliando a arquitetura que encontramos pela cidade ("nossa, quem foi o arquiteto que teve essa infeliz ideia de colocar esquadria assim do lado de esquadria assado?") quando as pessoas ~normais~estão apenas observando a paisagem no todo. hahaha Faz parte, né. Fazer o quê. Ainda não assisti esse filme, nem li o livro, mas fiquei bem curiosa depois desse seu post! :D Beijos beijos! Thu

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo plenamente com sua frase: Depois que os olhos e a mente se abrem, é difícil voltar àquilo que antes era de costume. Ao invés do óculos eu constumo falar que parace que um ''bichinho'' nos picou" rs... E é realmente muito doido isso, meio que sem controle, lembro que quando fui fazer as aulas na auto escola, meu instrutor chegou a me perguntar, pq eu ficava olhando tanto ao redor de tudo, ao invés de me concentrar somente com a direção... O fato era que ele havia me levado em um bairro da cidade que eu num costumava muito ir e claro que tinha casas MARAVILHOSAS, então... Não dava outra eu ficava, reparando, banbando... mesmo não querendo!! Rs
    Acredita que ainda nunca vi o filme? Tenho comigo que quero ler o livro antes de ver... e ae sempre fica pra depois, mas vou providenciar de ler logo!! Beijão Flor!!

    ResponderExcluir
  5. A fotografia do filme Orgulho e Preconceito é belíssima. O filme é forte e passa uma lição meio estranha de amor. Nunca tive a oportunidade de ler o livro, mas gostei do filme e da interpretação da Keira. Abraços.

    http://manuscritoperdido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvidas que quando entramos pro curso vestimos esse "óculos". Agora é automático passar pelas ruas e observar as construções, ficar olhando o que já estudamos e até comentar com amigos, pais, namorado, enfim, coisas do tipo: "ah olha só aquela coluna, é jônica!", igual uma maluquinha que esquece de "tirar os óculos", mesmo sabendo que não dá, por mais que queiramos, uma vez que já foram postos! rs
    Fiquei com vontade de assistir o filme por causa do post, vou procurar pra ver!
    Adorei o post!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post, e continue a compartilhar esse "olhar" conosco!
    Realmente a arquitetura e as paisagens em Orgulho e Preconceito são apaixonantes! ♥

    ResponderExcluir
  8. Também me identifiquei bastante com as suas palavras! Tenho esse costume de observar os detalhes de casas e prédios (me deliciei quando fui a São Paulo. O bairro no qual fiquei tem umas construções tão antigas e tão lindas <3 mas meu estado - MS - é outro que não fica atrás nesse quesito). Já nos filmes (principalmente esses com a temática de época) gosto de reparar muito nas roupas. Esses vestidos rodados ganham meu coração FÁCIL!

    Focando em Orgulho e Preconceito: não consigo assistir por causa da Keira ;-; mas quem sabe o livro eu consiga ler, né?

    Beijócas,
    Nikki!

    ResponderExcluir
  9. Ai, que post mais fofo! Adoro esse clima Jane Austen, <3


    www.eususpiro.wordpress.com

    ResponderExcluir

 
© Alana Prado. Tecnologia do Blogger.