terça-feira, 1 de abril de 2014

Arquiternura: Maquetes


As aulas voltaram e o projeto mais amor de arquitetura voltou também. 
Pra quem ainda não conhece, esse projeto é formado por 6 meninas com um paixão em comum: Arquitetura. Onde todo final do mês postamos algo sobre nosso curso. O objetivo antes era apenas compartilhar trabalhos e projetos feitos, mas nosso modo de pensar evoluiu e o projeto também. Resolvemos postar coisas além do que apenas trabalhos. Porque Arquitetura não é só isso, é uma fortaleza incrível. Então se preparem, pois a partir de hoje vocês verão postagens com assuntos bem mais abrangentes. E as novidades não param por aqui, temos uma nova integrante. Bem vinda Giovanna! (Logo, logo irei te desenhar também rs)
Escolhi um tema bem legal pra compartilhar com vocês, e que todos nos estudantes de Arquitetura amamos(ou não rs):  Maquetes, sejam elas feitas a mão ou as eletrônicas. Irei fazer algumas comparações e mostrar o lado gostoso de cada uma. Sei que é um assunto bem clichê no mundo da arquitetura, mas já faz um tempinho que queria falar sobre isso aqui no blog. Prometo sair do trivial e trazer no próximo Arquiternura algo mais criativo!
Muitas vezes temos alguma ideia em mente, mas não conseguimos visualiza-la. A maquete existi pra nos ajudar com isso. Principalmente no desenvolver da criação de um edifício, ajudando a entender sua volumetria/formato, a cobertura e também para fazer a sua representação final.
Desde criança sempre gostei de fazer maquetes, brincar com isopor, papel e cola. E ter essa matéria na faculdade, foi simplesmente demais. Apesar de que aprendi mais errando, do que com a professora (mas não se preocupem não coloquei fogo na casa! hehe). Mas para alguns foi uma matéria muito tensa pois descobriram que não tinham nenhuma habilidade para tal.

Nas primeiras aulas aprendemos a usar alguns equipamentos e a fazer árvores de todos os tipos de materiais. Minha favorita foi a de esponja. E no mesmo ritmo da aula de Maquete, na aula de Informática Aplicada II aprendíamos também a usar os comandos dos programas e fazer a árvores também.
Árvore feita no Blender

E se você me pedisse para escolher entre fazer uma árvore artesanal ou digital, nem pensaria duas vezes, diria com certeza que preferiria fazê-la a mão. Pois amo a sensação, é tão prazeroso. Mas na arquitetura as coisas não são simples como uma árvore. As coisas tentem a ficar muito complexa, e essa complexidade tende a me levar a escolher a maquete eletrônica como uma opção maravilhosa. Além de que a gente não gasta nada em relação se fosse fazê-la com papel.
As maquetes eletrônicas oferecem uma praticidade enorme e representações muito realistas. Mas é preciso se esforçar para aprender os programas. E na minha opinião acho que cada pessoa tem o software ideal pra ela. Por exemplo, eu amo usar o Revit, aprendi a usa-lo com  muita facilidade. Mas não me dou nada bem com o Sketchup. Mas conheço pessoas que fazem coisas incríveis nele, que eu não conseguira fazer de jeito nenhum.
Rampa feita no Revit renderizado no Blender para o projeto de uma Biblioteca.

Já as maquetes físicas, tem todo seu charme. Além de aproximar o arquiteto de seu projeto, principalmente na etapa de estudo, ao se testar possibilidades com as próprias mãos. E ainda aprender melhor sobre proporção humana e dos objetos em relação ao edifício.
Interior de uma residencia - Aula de maquete 


No semestre passado, de simples árvores passamos a fazer maquetes mais complexas, cheia de detalhes. E agora iremos colocar esse aprendizado, nos nossos projetos. E não dá pra escolher usar apenas um tipo de maquete, devemos usa-la de acordo com a nossa necessidade e o que for mais viável no momento.
Enfim, este post é apenas um pouco sobre o universo das maquetes e suas possibilidades. Sinta-se livre para comentar e deixar sua opinião a respeito. E desculpem pela postagem tão enorme, me empolguei um pouquinho :)

Não deixem de conferir os posts das outras meninas blogueiras e futuras arquitetas:
AliceCarolGiPâmThu

 Com Amor (tanto quanto amo
colocar as mãos na massa ), Alana Prado!

7 comentários:

  1. Fazer uma maquete é muito mais difícil do que se pensa né? haha

    ResponderExcluir
  2. Eu não achei um tema banal não. adorei a forma que explorou o tema!! E olha que eu sou do time que não curte muito fazer maquete... hehe!! Ainda não aprendi a responder o comentário e nem aprovar no blog (preciso arranjar tempo pra fuçar heheh) mas venho aqui agradecer o carinho que me recebeu!! Grande beijo... Gi

    ResponderExcluir
  3. Sou do time que entrou na faculdade achando que a coisa mais importante no curso era maquete! e querendo isso! hahahahha EU amo amo amo fazer maquete a mão, apesar do trabalhão que dá! haha Queria ter uma matérias assim aqui! Participei de um curso de maquete a mão, mas foi rápido..aprendi algumas coisas bem legais mas não foi tão aprofundado como essa sua matéria! Suas maquetes são lindas Alana! E adorei você ter abordado esse tema! Sério, muito legal!

    ResponderExcluir
  4. obs: me ensina a fazer essas árvoreeees! hahaha

    ResponderExcluir
  5. Alaaana, você e seu talento maravilhoso, né? Que árvores são essas? Lindas demais! Só fiz árvore em maquete uma vez na vida mas ficou tão sem graça!! (principalmente perto dessas suas lindas demais! haha) E nossa, queria adorar fazer maquete assim como você, acho que minha vida acadêmica seria menos estressante na hora de fazê-las! Sério, maior parte do estresse nos meus projetos sempre são as maquetes físicas. As virtuais ainda não pude usar mesmo sabendo usar o Sketch Up :/ Eles ainda pedem maquete física.. (buá!) Só que não tive nenhuma matéria que ensinasse a fazer de fato as maquetes, sabe? Acho que é por isso que não consigo lidar com elas! Não conheço muitos materiais e aqui não tem nenhuma loja especializada em materiais de maquete (algo que facilitaria minha vida), sabe? Triste isso! :/ Tô esperando que abram alguma logo porque a demanda de estudantes de arquitetura na cidade está crescendo cada vez mais, haha!
    Mas nossa, não vou cansar de te elogiar nunca pelos seus trabalhos lindos de sempre que vejo aqui! Parabéns!! o/
    Um dia chego nesse nível também!! (assim espero! rs)
    Beijos Alana!!

    ResponderExcluir
  6. Que lindo Alana *-* Gosto muito de trabalhos manuais, mas não me dou muito bem com maquetes, acho que por conta de aula mesmo de maquetaria tivemos apenas por um semestre e desde então, fazemos com o que aprendemos na aula e por pesquisas particulares, mas de todo modo é algo que super me agrada, mesmo não ficando tão bonitas.
    Você aprendeu Revit na faculdade? que máximo. E você já tem o dom do desenho e com esses programas então, só saí coisa linda, sucesso sempre! *-*

    ResponderExcluir
  7. adorei o post! pude entender um tantinho desse lado do seu trabalho.. rsrsrs ainda não vi como ficou a biblioteca depois de pronta, mas pelo jeito ficou linda!!.. parabéns pelo post! ♥

    ResponderExcluir

 
© Alana Prado. Tecnologia do Blogger.