domingo, 1 de setembro de 2013

Arquiternura - 2

Hoje é dia de Arquiternura (conheça aqui o projeto).Vocês não sabem o quanto estava ansiosa por esse post. Queria logo contar pra vocês sobre o projeto do Supermercado que fiz semestre passado. E que aliás foi muito sofrido, mais que no final deu aquele sentimento de satisfação, prazer e orgulho. Que é tão bom!
Bom, vamos começar então. Acho que seria legal explicar primeiro o que é um projeto na arquitetura, principalmente para você que não faz ideia de como é o curso e talvez o que eu fale mais a seguir o deixe totalmente perdido. Então, um projeto arquitetônico é nada mas de que todo o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida e também a sua representação final, seja feita a mão ou no computador. Para a criação do supermercado tivemos varias etapas, algumas bem cansativas outras mais gostosas e cada uma foi importante para o desenvolvimento do projeto:

1. A primeira etapa foi conhecer o local aonde seria implantado o mercado, e logo quando vimos o terreno e o tamanho, entramos em desespero rs. Pois o lote além de ser super pequeno para um supermercado o seu entorno era totalmente residencial e havia um desnível, uma inclinação bem considerável. E os professores pediram que desenhássemos em formato de skylines toda a vizinhança, com o objetivo de conhecer melhor o entorno e a sua localização na cidade. Foi algo que não imaginava que seria tão cansativo, e demorado.
2. Então começamos a pesquisar, imaginar e decidir como poderia ser o mercado, a estrutura, os materiais, a posição do edifício no terreno... E foi pedido que apresentássemos, todos os serviços(caixas, gerencia de caixa, administração...) que possuiria o mercado e o seu formato, volumetria em maquete. A maquete foi bem simples mesmo, só para ter ideia de seu volume no terreno, e a quantidade de espaço verde e de estacionamento que teria que possuir.
3. Assim que foi decidido tudo e seu formato, começamos a esboçar e a encaixar todos os ambientes, os móveis, janelas e portas nele. E apareceram vários problemas, como de iluminação, ventilação, que tínhamos que resolver. Ai então começamos a projetar de verdade :) e dar vida ao nosso mercadinho.
O projeto foi feito tudo a mão, em croqui e lapiseiras. Não vou aprofundar muito na parte técnica se não o post acabará ficando bem mais extenso e cansativo do que já está.
Uma amostrinha da Planta Humanizada ♥ cheia de jardins de inverno!
Mas é isso gente, agora vou apresentar pra vocês como é meu mercado. Eu fico falando que é meu, mais na verdade esse projeto foi feito em dupla, junto com um amigo. Créditos a ele também e a minha irmã Amanditas que fez essas imagens da maquete eletrônica, ainda não aprendi a mexer nos programas.
O nosso mercado, ele tem a fachada curva com brises, por causa do sol que bate muito forte ali. E também duas marquises (que é um tipo de varandinha, que proteje do sol também), e tem tamanhos diferentes. E por o terreno possuir desnível, foi projetado rampas e escadas todas acessíveis.
O edifício é composto por um mezanino, apresentando uma escada que o liga ao térreo. No mezanino se situam a administração e uma lanchonete/café tendo vista panorâmico de todo mercado.
Espero que tenham gostado do meu mercadinho se você tem vontade de cursar arquitetura, ou simplesmente tem curiosidade de saber mais sobre o curso. É só perguntar, apesar de eu ser iniciante nesse mundo colorido da arquitetura, talvez possa te ajudar a esclarecer algumas duvidas.
 Não deixem de conferir os posts das outras meninas blogueiras e futuras arquitetas:
Alice Carolina ♥ MilenaPâm e Thu.

Com Amor (tanto quanto amei projetar
meu mercadinho), Alana Prado!

12 comentários:

  1. Uau esse projeto Arquiternura está incrível, vocês têm muito talento! <3

    ResponderExcluir
  2. Nossa senhora, que projeto mais liiindo Alana!!!
    E você tem o dom de desenhar, o que deve facilitar (um pouco) pelo menos pra você fazer o projeto.. Enfim, no final ele ficou super liiindo! E espero que seja construído, e caso isso ocorra, quero fotinhos pra ver como ficou! haha

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  3. Awwwwn que projeto Lindo Alana *-* ficou muuuuuuito bacana poxa. Parabéns, e que venham mais projetos lindos de morrer ♥

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais linda!
    Olha você está seguindo o caminho certo, ficou incrível! (:

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Alana!! Que lindoooooo! Amei muito seu supermercado, tudo nele ficou ótimo!! Parabéns, você tem muito talento com tudo isso! ♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  6. Menina que máximo , que ano que você está da faculdade?

    ResponderExcluir
  7. Genteeee que talento! Show de bola!!!!
    Adorei conhecer o projeto de vcs!

    ResponderExcluir
  8. Ficou muito lindoooo!!!
    Tambem faço arquiteura, adorei o projeto de vcs!

    To seguindo, beijinhos,

    BLOG

    FANPAGE

    ResponderExcluir
  9. Alana você arrasa! Como pode? Ficou de boca aberta!
    Vai ser uma excelente profissional!
    Beijos
    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  10. Olaa! Entrei no curso esse mês!🙊 Parabéns vc tem mto talento! Gostaria de saber se vc trabalhava ou conheceu alguém que conciliava. To no inicio e já tenho um universo blaster de trabalho "Desesperoo!" :*

    ResponderExcluir

 
© Alana Prado. Tecnologia do Blogger.