terça-feira, 24 de abril de 2012

DIY: De capa nova.

Mudança de planos. Resolvi que ao invés de ficar falando sobre meu curso da faculdade, que aliás estou cansada de falar nisso, achei que seria divertido fazer algo diferente. Então lhe apresento minha primeira DIY(do it yourself = faça você mesma). Portanto como é a minha primeira, não esperem encontrar grandes coisas.
Mas enfim gente, a DIY que preparei para vocês é de como fazer capas novas para seus livros antigos, ou até mesmo muito usados que acabaram perdendo a capa ou rasgando. Não é difícil, e os materias você pode encontrar por ai na sua casa.
Você ira precisar de:
Algum livro necessitado de capa nova;
Tesoura;
Cola (Se você não tiver essa mesma cola, não tem problema você pode usar a cola branca, mas não esqueça de usar com um pincel, para que fique bem espalhada).
Lápis;
Régua;
Papeis Holler (Não se preocupe logo explicarei onde você encontrará esse tipo de papel);
Cartolina;
Tecido ou algum papel a sua escolha;
Papel pardo ou craft (Desculpa gente, acabei esquecendo de colocar esse papel junto com os outros materias na foto.).

Bem, para o post não ficar sobrecarregado de imagens, escolhi apenas algumas, mas espero conseguir explicar direitinho como se faz através delas. Qualquer duvida pergunte!
Para encontrar esse tipo de papel Holler, é simples: procure algum caderno usado e que não ira mais utiliza-lo, pode ser pequeno ou grande o importante é que tenha a capa dura. Depois é só arrancar toda aquele papel encapado(Não tenha dó!). Quando você terminar de tirar tudinho, é preciso medir o livro (altura, comprimento e largura) e passar as medidas para o papel. 
É importante também aumentar uns 2 milímetros de cada lado da medida na hora de riscar com a reguá no papel, para o acabamento ficar melhor. Depois que cortá-lo devera ficar assim:
Como disse antes acabei esquecendo de colocar entre os materias o Papel pardo ou craft. Esse papel tenho certeza que você conhece, ele é bastante usado nas papelarias, escolas e faculdades. E custa bem baratinho, mas se você não tiver não tem problema em usar outro. Pois iremos usar ele apenas para encapar o papel Holler, antes mesmo de encapar com o próprio tecido ou o papel escolhido. Não esqueça de deixar um espaço pequeno entre os papeis, para que quando ele for dobrar, dobre sem problemas.
Depois que colar, certifique que ele ficou certinho, se não ficou, retire o papel e refaça de novo o mesmo processo e se for preciso afaste ou aproxime ou papeis.

Agora chegou a melhor parte, encapar com o tecido. Espalhe bem a cola, e em seguida coloque o tecido ou o papel. A razão pela qual gosto muito de usar a cola de isopor daquela marca, é exatamente porque ela deixa o acabamento muito bem feito, além de ser baratinha.
O próximo passo é fazer a parte de dentro. Pegue a cartolina e risque dois pedaços, cada um com a mesma altura da página do livro e o dobro do comprimento. Corte e dobre cada um ao meio. Pegue o primeiro pedaço e cole um lado na ultima página do livro e a outra na capa.
Faça o mesmo procedimento anterior, com o outro pedaço da cartolina já cortado, cole um lado na primeira página e a outra na capa do livro. Tenha muito cuidado na hora de colocar a outra parte da cartolina na capa, pois dependendo do tipo de livro poderá dar errado.
Prontinho, o livro está aparentemente novinho em folha! Como você podem notar pelo tamanho do post, esse processo de criação de uma capa pode parecer um pouquinho confuso. No entanto, garanto que tudo fica bastante simples uma vez que você pega o jeito. Espero que vocês tenham gostado e que vocês também façam o mesmo em seus livros. E para completar deixo pra vocês o antes e os depois:

Com amor (tanto quanto amei meu
livro com capa nova), Alana Prado!

46 comentários:

  1. Adorei Lana!!
    vou fazer nessa feriado,
    minha bíblia tá precisando de uma capa nova!
    brigada!!
    (**First coment hahaaa)

    ResponderExcluir
  2. Muito útil o post. Tenho que fazer isso com alguns livros velhos aqui de casa xD

    ResponderExcluir
  3. Lindo, eu amei! Tenho algunas livros que ganhei já surradinhos e com certeza farei uma capa lindona para eles! *-*

    beijo grande :*

    ResponderExcluir
  4. Muito legal Alana, criatividade fora de sério! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Alana, eu amei a ideia de fazer uma nova capa para os livros antigos.
    Obrigada pelo seu lindo comentário, e obrigada também por querer ilustrar um livro meu. Bom, eu aceito! haha! Acho os teus desenhos belos demais! Ainda não estou escrevendo. Mas quando o livro estiver escrito, eu falo com você.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ameei seu DIY Alana!
    Vou procurar algum livro pra fazer também!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Com esse tutorial me animei de comprar livros em sebos ... kkk

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus, ficou maravilhoso! Vou tentar fazer qualquer hora.

    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  9. Adorei o Diy , ficou perfeito ! Super amei aqui !
    Seu blog é lindo , parabéens !
    Já estou seguindo , beeijos !
    www.unluxe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ah que D.I.Y mais fofo gente, adoreeeei muito! Tenho um livro meu qu ta desse jeito, quem sabe eu não faça né? O lay tá perfeito, te seguindo
    www.garotaxmulher.com

    ResponderExcluir
  11. adorei, fiz isso porém com um papel adesivo na capa pra minha agenda de trabalho, não ficou tão bom...vou tentar assim. Amei aqui. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Humm, caprimchamos muito, também foi eu que fiz a maior parte, rsrs, tirar as fotos! Agora que já aprendi fazer capas, vou fazer várias!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  13. Ficou lindo. Essa estampa que usou é muito graciosa. Bem que você poderia fazer um desses para um caderno em espiral. Estou querendo encapar um caderno mas estou sme inspiração para isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Amei o DIY, vou tentar fazer no meu caderno. Quero fazer com tecido, qual vc me indica??

    http://viverpensaralto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa adorei! *--* Tem livros que chegam aqui em casa precisando disso.

    Querida, enviei o livro hoje não teve como eu fazer isso antes :/ O registro é RQ468846259BR

    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que útil!
    Creio que usarei isso um dia. HEHE'
    Ótimo post, mana. E as fotos ficaram demais *.*
    Té mais, mana ;*

    ResponderExcluir
  17. Adorei o seu DIY!! O livro ficou lindo demaaais! Tenho uns dois ou três livros antigos sem capas, acho que vou tentar também.
    Beijos!!

    Ann;
    Vinte & Poucos

    ResponderExcluir
  18. Amei e indiquei no daqui e dali de hoje :)

    http://rafaribeiiro.blogspot.com.br/2012/04/daqui-e-dali-16.html

    Beijos inspiradores pra ti ♥

    ResponderExcluir
  19. adorei essa nova sessão! faça mais posts desse tipo! (:
    ficou muito gracinha a nova capa do seu livro.

    ResponderExcluir
  20. Adorei a dica! Muito bem feito e lindo!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Hey, flor!

    Nossa, eu amei essa dica, amei mesmo. Eu adoro reinventar coisas e isso foi muito muito muito útil mesmo pra mim. Ficou lindo seu livro *-*
    Vou tentar fazer algo assim quando eu estiver com mais tempo.

    Beijo!!
    http://penny-lane-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. que lndo! adorei a ideia!!!!

    Bjk

    Leandra - www.cherryboomshop.com

    ResponderExcluir
  23. AMEI DEMAIS DA CONTA!
    (tudo em caps, tamanha minha emoção haha)
    Vou divulgar!

    ResponderExcluir
  24. Nossa, lindo demais!!Amei o passo a passo e o resultado!! Pena que eu não tenha nenhum livro precisando de manutenção! Rsrs!
    Bjus! Lindo seu blog!!

    www.umtoquepravoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Uau, fico muito lindo *-*
    vou tentar fazer com meus livros! Amei a dica.

    Beijos,
    http://woman-decides.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. tão simples, e fica tão bonito! *-*
    adorei seu blog, vi no 'daqui e dali' do co-lo-rê, realmente um espaço muito criativo e inspirador :)

    :*

    ResponderExcluir
  27. AMEI! AMEI! AMEI!

    É legal tbm quando vc tem um livro velho e não foi muito com a capa dele... Vou tentar fazer, espero que dê certo e fique lindo! *-*

    --
    Sobre seu comentário no Mil Alices, o envio do Cartão Postal depende, salvo engano, Nacional é $0,75 e Internacional é $2,50. Eu geralmente envio dentro do envelope e a tarifa cobrada é a de carta comercial. No site dos Correios tem isso direitinho.

    beijo!

    ResponderExcluir
  28. Que lindo, Alana!
    Sempre tive vontade de fazer isso, mas nunca pus a mão na massa. Acho que qualquer dia desses faço, me deu muita vontade de sentir aquela satisfação típica de quando um projeto dá certo. <3

    ResponderExcluir
  29. Oi! ^^
    Vi seu tutorial há algumas semanas e veio a calhar, pois meu livro A Menina Que Roubava Livros estava sem capa e usei a sua técnica para restaurá-lo. Ficou lindo, usei papelão e papel de presente, adorei fazer!

    Obrigada pelo tutorial, me ajudou mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Fabiana! Fiquei muiiiito feliz em saber que te ajudou. Já li o livro A menina que roubava livros, e é um dos meu preferidos. Deve ter ficado linda a capa. Também já fiz com papel de presente, só que encapei minha Bíblia! :)

      Obrigada pelo carinhoo! *-*

      Excluir
  30. nossa, adorei esse diy! vários livros que eu tenho aqui que estão caindo aos pedaços =/ esse tutorial com certeza é pra dar nova vida aos livros :)

    ResponderExcluir
  31. Perfeito,Alana! o passo a passo ficou excelente! seu livro maravilhoso, tanto quanto o conteúdo desse livro, que eu procuro a tempos e não encontro! beijos,
    Ro
    Agenda de Casa
    http://www.roarchela.com/

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Alana!
    Parabéns pela criatividade, a capa ficou linda. Encapei uma Bíblia para uma amiga e gostei bastante do resultado, postei no meu blog e deixei um link para o ser DIY. Bjos e uma abençoada semana para vc :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que os ecologistas implicam com capa de couro, mas pô, material de couro sintético, de EVA, de camurça/cortiça essas coisas não tem nada demais.

      Excluir
    2. Para capas de bíblias e livros religiosos também, claro. Por isso estou aqui. Bibliotecas de livros religiosos antigos estão cada vez mais raros e eu sou uma rara excessão que amo livro antigo, desenhos antigos, etc... (EU MESMA).

      Sissi Twinkle

      Excluir
  33. Gente, que blog lindo o seu! Adorei esse passo a passo, tem um livro meu do Senhor dos anéis que está precisando exatamente disso!!! Amei amei!!!

    http://liviainthesky.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Meu, muito legal. Eu tenho um monte livros cristãos e não cristãos também do tempo antigo em que as capas eram mais resistentes. A minha Bíblia está Ok, é das antigas trem capa dura, mas os outros materiais não, agora é com capa mole e me dá um nervoso!!!! Eu queria comprar ou capa para colocar em alguns luvros ou fazer assim como você. Se ficar muito diferente do pessoal de lá, azar. Ninguém tem nada com isso, o importante é o conteúdo. See ya

    ResponderExcluir
  35. legal vou usar para o livro que vau lançar

    ResponderExcluir
  36. Oi flor não era a postagem que queria comentar, a outra não vi onde, é da lista 101 em 1001 te ajudo no item 18.

    Ane
    Aconchego

    ResponderExcluir
  37. Que legal, era o que estava precisando!!! Vou encapar a minha Bíblia que já está feia, mas, está toda marcada e já estou acostumada com ela! Abraços e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  38. Muito boa sua ideia!! Usarei para fazer um álbum de retratos para minha namorada!!

    ResponderExcluir
  39. muito bom mesmo vou ate tentar fazer (vou tentar)

    ResponderExcluir
  40. Que fofo! *-------* Paz do Senhor princesas! <3

    ResponderExcluir
  41. Olá Alana!
    Adorei o tutorial.Tenho alguns livros que estão precisando de umas reforminhas mas estava difícil de achar algo na internet. O seu tutorial foi o melhor que achei e o mais fácil também! Parabéns e obrigada pelas dicas :)

    http://saberes-literarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Amei! Vi vários vídeos menos úteis, vou tentar com minha Bíblia!

    ResponderExcluir

 
© Alana Prado. Tecnologia do Blogger.